Meu início

Bom dia. Antes de postar sessões, lobbys de mesas finais e resultados, vou contar um pouco da minha história como jogador de poker e como professor.

A primeira vez que vi pessoas jogando poker foi em 2004 num domingo por volta de meio dia no SBT. Lembro-me que aquilo me atraiu muito, mas como a internet não era muito difundida como é hoje e como não tinha computador, não pesquisei sobre o jogo.

Foi apenas em 2009 que tive um contato maior com o jogo através da internet. Logo, conheci a Pokerstars, passei uns 2 meses jogadndo com dinheiro fictício e depois tive contato com a Pokerstrategy da qual recebi os $50 dólares de capital inicial e comecei a jogar cash game short stack, que era a estratégia recomendada pela escola, na época.

No início, foi um pouco difícil. A Pokersrtrategy ensina todos os jogadores iniciantes a jogarem com tabelas, artigos, vídeos e aulas para cada modalidade. Mas como eu já jogava há “longos” 1 ou 2 meses, pensava eu que já era expert no jogo e jogando “do meio jeito” acabei descendo para apenas $11 dólares.

Foi então que levei a coisa um pouco mais à sério. Comecei a ver vídeos, ler artigos, segui a tabela short stack à risca e consequentemente comecei a subir de banca.

Outro modo de crescer a banca eram os freerolls. Eu passava o dia procurando freerolls privados ou não e acabava me saindo bem em alguns, de modo que consegui construir uma banca confortável logo no primeiro ano de contato com o jogo.

No primeiro semestre de 2010, dei uma parada com o poker e resolvi fazer o meu tcc do curso de matemática. Voltei a grindar no segundo semestre e daí resolvi mudar para a estratégia Big Stack cash game. No início, deu tudo certo. Conseguia ser um pouco lucrativo na modalidade. Cheguei a jogar até a NL10, mas como achava o jogo bastante monótono, resolvi mudar para o cash game short handed.

Nessa mesma época, em 2011, entrei no mestrado em matemática e comecei a trabalhar em duas escolas (cada uma em uma cidade aqui em Alagoas). Minha banca estava por volta de $1.200 dólares. Mas como não tinha tempo para ler artigos, ver vídeos, analisar mãos e por conta de o jogo 6max ser bem mais agressivo e difícil de ser dominado, comecei a perder dinheiro. Raramente conseguia ser lucrativo e quando conseguia sair uma sessão up, saia outras 4 sessões down, o que me deixava bastante triste e mesmo angustiado, a ponto de pensar em largar o jogo.

Isso durou até meados de 2013. Nesse meio tempo fiquei derrapando para traz na NL25, NL10, NL5 6 max de modo que minha banca chegou a apenas $250 dólares.

Foi então que em meados de 2013 percebi que se continuasse do modo que estava iria acabar quebrando. Daí, resolvi voltar a jogar MTTs e SNGs.

Jogando um sit and go da Fultilt de 45 pessoas e outro sng na 888 Poker, acabei subindo a banca consideravelmente e rapidamente. Depois comecei a jogar mtts de $1 dólar e tive excelentes resultados logo de início, de modo que minha banca praticamente triplicou em menos de 2 meses.

Depois disto, tive uma recaída, voltei a jogar cash game, voltei a reduzir a banca e por fim voltei a jogar MTTs e continuo até os dias de hoje.

Em dezembro de 2013 resolvi registrar todos os meus ganhos diários. Na época tinha uma banca por volta de $350 dólares e jogava mtts de $1 dólar. Hoje jogo mtts de no máximo 30 dólares e sigo uma gestão de banca bastante conservadora de por volta de 400 buy ins do torneio que pretendo jogar.

Durante este tempo, me formei, fiz o mestrado, passei em 2 concursos municipais para professor de matemática, 1 concurso federal para professor do Instituto Federal de Alagoas e hoje sou professor no IFAL de Santana do Ipanema, sertão de Alagoas, dando aula durante 2 dias e jogando nos outros 4 dias (1 dia tiro pra descansar).

Hoje, posso dizer que sou um jogador de poker, lucrativo e satisfeito com o jogo, além de um professor realizado e satisfeito também com o ponto em que cheguei.

Francisco Junior

Deixe um comentário

